Você conhece qualidade da água que consome?

agua consumo

mulher aguaOs riscos à saúde relacionados com a água, são relativos à ingestão de água contaminada por agentes biológicos (vírus, bactérias e parasitas), através de contato direto ou por meio de insetos vetores que necessitam da água em seu ciclo biológico. 

A água de consumo humano é um dos importantes veículos de enfermidades diarreicas de natureza infecciosa.

 

Toda água que abastece a cidade está livre de contaminação, mas as tubulações da rede de abastecimento que passa nas ruas, pode estar contaminada, principalmente devido a vazamentos que desenvolvem bactéria nestes locais e, quando a tubulação seca, entra toda essa sujeira para dentro da mesma, tornando a água contaminada. O mesmo pode acontecer em sua residência.

Vazamentos em residências é o grande causador de contaminações de água para consumo.

Os principais agentes biológicos descobertos nas águas contaminadas são as bactérias atogênicas, os vírus e os parasitas. As bactérias patogênicas encontradas na água e/ou alimentos constituem uma das principais fontes de morbidade em nosso meio. São as responsáveis pelos numerosos casos de enterites, diarreias infantis e doenças epidêmicas (como a febre tifoide), com resultados frequentemente letais.

Realizar a análise da água de sua casa custa menos do que você imagina!
Ligue 45 3333 6000

Os vírus mais comumente encontrados nas águas contaminadas por dejetos humanos, entre outros, são os da poliomielite e da hepatite infecciosa. Dentre as principais doenças que podem ser adquiridas através de parasitas destaca-se:

 

tabela aguaaguaconsumo

 

copoA potabilidade da água é definida através de um conjunto de parâmetros estabelecidos por normas e legislações sanitárias.

As análises laboratoriais para controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano devem ser realizadas em laboratório que comprove a existência de sistema de gestão da qualidade, conforme os requisitos especificados na NBR ISO/IEC 17025:2005.

 

Microbiologia

Principais parâmetros analisados:

  • Coliformes totais: São grupos de bactérias gram-negativas, que podem ou não necessitar de oxigênio, e não formam esporos, e são associadas à decomposição de matéria orgânica em geral.

  • Coliformes Fecais: Além de presentes em fezes humanas e de animais podem, também, ser encontradas em solos, plantas ou quaisquer efluentes contendo matéria orgânica.

  • Escherichia coli: É abundante em fezes humanas e de animais, tendo, somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.

  • Bactérias Heterotróficas: Indicam a ocorrência de poluição microbiológica. Entretanto, este grupo não possui ação patogênica. Uma ocorrência excessiva deste grupo indica infestações gerais. Dentro deste grupo encontramos alguns gêneros de bactérias bastante conhecidos como as Pseudomonas, Clostridium e Enterococcus.

 

Físico Química
mapainmetro

Principais parâmetros analisados:

  • Orgânicos;
  • Agrotóxicos;
  • Inorgânicos;
  • Desinfetantes;
  • Cianotoxinas;
  • Radioatividade;
  • Padrões organolépticos de potabilidade.

 

Legislações

  • Portaria n° 2914, de 12 de dezembro de 2011 – Dispõe sobre os procedimentos de controles e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
  • Diretiva 98/83/CE do Conselho de 03/11/98

  

Realizar a análise da água de sua casa custa menos do que você imagina!

Ligue 45 3333 6000

 

 

 

 

 

Imprimir

voltar