Laboratório de microbiologia

Erro
  • JUser::_load: Unable to load user with id: 81

lateralmicro

O Laboratório de Microbiologia é acreditado pelo INMETRO sob o número CRL-0298 demonstrando qualidade e responsabilidade na execução de suas análises, fornecendo resultados analiticos de reconhecimento internacional, comprovando a qualidade das análises em diversas matrizes, monitorando agentes patogênicos e certificando-se de que os produtos sejam inócuos à saúde.

Além do escopo acreditado, A3Q oferece mais de 80 ensaios executados com qualidade e competência. Atendendo as diversas áreas do mercado como empresas do ramo alimentício, bebidas, cosméticos, indústrias de ração, frigoríficos, além de hospitais, clínicas e laboratórios.

Conheça o fluxo do laboratório microbiologia

 

Ensaios

Clique no tipo de amostra analisada e veja os ensaios, legislações e métodos.

Controles ambientais

Análises 

• Bacillus Stearothermophilus
• Salmonella sp.
• Avaliação de atividade bactericida
• Bolores e leveduras
• Listeria monocytogenes
• Contagem padrão (Mesófilos)

Métodos

• Instrução Normativa nº 62 de 26/08/2003. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA
• Compendium of Methods for the Microbiological examination of foods.
• Portaria nº 126 de 03/10/1995. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA
• Plaqueamento
• Esporolar

Legislações

• RDC 09
• Normas da Anvisa


Água

Água

A água por mais limpida que pareça também pode veicular microorganismos nocivos a saúde humana. Somente a análise microbiológica e fisíco-química dirá se ela é adequada para o consumo.
A qualidade da água esta ligada às condições ambientas a qual está exposta e ao uso que se destina. A importância do controle e da análise da qualidade da água se dá não só pela adequação à legislação especifíca, o controle é fundamental para prevenir a contaminação da população e os danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Análises

Clostridium perfrigens
Coliformes totais
Coliformes termotolerantes
Pseudomonas spp
Entecococcus sp
Escherichia coli
Bactérias heterotróficas

Métodos

APHA, American Public Health Association. Standard Methods For Examination of water and westerwater
ISO 6461/2 Water quality - Detection and enumeration of the spores of sulfite-reducing anaerobes (clostridia) - Parte 2: Method by membrane filtrante
ISO 9306-1 Water quality - Detection and enumeration of Escherichia coli and coliform bacteria - Membrane filtration method
ISO 7899-2 Waterquality - Detection and enumerarion of intestinal enterococci - Membrana filtration metho
Diretiva 98/83/CE do Conselho de 03/11/98

Legislações

Portaria 2912
Diretiva 98
RDC 275

Efluentes

 

Os constituintes mais importantes de um efluente são aqueles que lhe conferem propriedades físicas, químicas ou biológicas indesejáveis. 

 

Com os resultados físico-químicos destas amostras é possível identificar qual a constituição do efluente e determinar as concentrações de cada parâmetro, permitindo definir qual é o processo mais adequado de tratamento para redução dos poluentes encontrados.

 

Análises 

 

Legislações 

  • CONAMA 430/11 e NBR 10.004
  • NBR 13969


Nutrição parenteral

A nutrição parenteral serve para complementar ou substituir completamente a alimentação oral. Uma pessoa que não pode, não consegue ou não deve alimentar-se utilizando seu aparelho digestivo necessita de uma outra maneira de alimentação que o mantenha com um estado nutricional adequado, pois o paciente desnutrido enfrenta muito mal as enfermidades e invariavelmente evolui para óbito quando não é revertida esta situação.

Análises

Bolores e leveduras
Contagem Padrão (Mesófilos)
Esterildade
Listeria monocytogenes
Escherichia coli
Salmonella sp
Staphylococcus aureus
Bacilus cereus
Coliformes totais
Coliformes termotolerantes
Yersinia enterocolitica
Clostridium perfringens
Esterilidade

Métodos

United States Pharmacopeia - USP
Portaria nº 272 de 08/04/98. Ministério da Saúde - ANVISA
Instrução Normativa nº 62 de 26/08/2003. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA
Compendium of Methods for the Microbiological examination of foods

Legislações

Portaria nº 272 de 08/04/98. Ministério da Saúde - ANVISA
RDC 63

Alimentos

Análises fisico-químicas são de fundamental importância para caracterização de alimentos, para a determinação do atendimento aos critérios estabelecidos nas legislações e para o controle de possíveis fraudes. Além disso determina a quantidade dos nutrientes presentes no alimento  para confecção da tabela nutricional exigida nos rótulos e embalagens. 

 

Análises

 

  • N 68
  • IN 20
  • Portaria 001 (MAPA)

 

Métodos

As análises Físico-Químicas de Alimentos são realizadas seguindo os métodos oficiais da AOAC, do Instituto Adolfo Lutz, Lanara e Instruções normativas e portarias do MAPA. Atendendo aos parâmetros de Identidade e Qualidade da Legislação Brasileira, do Mercosul e do Codex Alimentarius. 

Mastites

A Mastite é uma inflamação da glândula mamária, quase sempre decorrente da presença de microorganismos infecciosos. A contaminação geralmente está ligada a uma ordenha que não é bem conduzida.
Um dos principais exames que auxiliam no diagnóstico da mastite é a cultura bacteriana, onde uma porção do leite do teto com suspeita é submetido à cultura para identificar o agente causador da mastite. A segunda etapa é a realização do antibiograma para determinar o perfil sensibilidade/resistência destes microorganismos utilizando baterias de antibióticos específicas para cada gênero de microrganismo.
Os resultados dos testes de sensibilidade possuem grande importância pois auxiliam na escolha dos medicamentos que devem ser utilizados em cada caso.
Diante deste quadro, a realização periódica de exames laboratorais do leite poderão fornecer dados valiosos para prevenção, tratamento e evitar as recidivas de me mastites no rebanho.

Análises

Cultura
Antibiograma

Cosméticos

A qualidade microbiológica da matéria-prima empregada nas formulações de medicamentos e cosméticos é fator primordial para se alcançar a eficácia e garantir segurança ao uso do produto. Cargas microbianas elevadas podem comprometer a estabilidade do produto o que consequentemnte pode resultar em perda da eficácia terapêutica. Além disso, o controle de qualidade microbiológico reflete as condições higiênicas que envolvem a produção, armazenamento, transporte e manuseio destes produtos.

Análises

Bolores e leveduras
Contagem padrão (Mesófilos)
Coliformes totais
Coliformes termotolerantes
Staphylococcus aureus
Escherichia coli
Pseudomonas aeruginosa
Esterilidade

Métodos

Unites States Pharmacopeia - USP
Portaria nº1480 de 31/12/1990. Ministério da Saúde - ANVISA

Legislações

RDC 481

 

 


voltar